#CoffeeTour: Casa Mathilde

By on fevereiro 3, 2016

Doces Artesanais Portugueses no Centro de São Paulo

Doces portugueses casa mathilde

O centro de São Paulo é muito mais do que prédios altos. As vezes a correria do dia a dia não deixa a gente perceber os lugares que a cidade esconde. Foi assim que descobri a Casa Mathilde bem no centro de São Paulo, na Praça Antônio Prado, e parei para um cafezinho. São 1200 metros quadrados (divididos em três andares) cheios dos tradicionais doces portugueses e um cafezinho bem gostos.

Doces portugueses casa mathilde

A Casa Mathilde é uma das mais tradicionais marcas de doçaria portuguesa, de fabricação artesanal e está ligada à Fábrica das Queijadas Mathilde, fundada em 1850 por Mathilde Soares Ribeiro, em Ranholas, próxima à Vila de Sintra, em Portugal, uma região muito famosa pelos seus doces. A fábrica funcionou até 1974, sendo conduzida sempre pelos descendentes de Dona Mathilde.

Mas em junho de 2013, um grupo de empresários europeu decidiu trazer a tradição dos doces portugueses adorados pelo Rei Dom Fernando II para o centro de São Paulo. Nascia assim a Casa Mathilde, com mais de 30 opções de doces. O famoso Pastel de Belém (ou de Nata, já que não são feitos em Belém) continua sendo a vedete, mas existe um doce em especial que me encantou: o travesseiro de Sintra – massa folhada com recheio de nozes e… ovo, claro!

Doces portugueses casa mathilde

Todos os doces são fabricados ali mesmo por confeiteiros importados de Portugal (cujo os nomes, assim como as receitas dos principais doces, são mantidos em sigilo completo). A cada meia hora o consumidor pode ver a fornada de Pastel de Belém sair diretamente da cozinha para a vitrine. Ah, e é possível ver a cozinha através de um vidro no fundo da doçaria.

Veja também

Saiba mais sobre o projeto SP 52 Semanas

Coffee Tour: Café do Pateo

Queijada Real do Rei D. Fernando II

Conta a história que o rei D. Fernando II toda vez que ia a Vila de Sintra fazia uma parada na doçaria. Ele era tão apaixonado pelas queijadas de Dona Mathilde que a tornou fornecedora oficial da Casa Real, concedendo-lhe um carimbo metálico com o qual deviam ser marcados os pacotes que lhe eram destinados. Junto com o carimbo, Dona Mathilde recebeu um impresso no qual se podia ler: “Sua Magestade El-Rei D. Fernando II, por preferir as queijadas desta marca, houve por bem oferecer este marcador para que os fornecimentos a Sua Casa Real fossem devidamente marcados”.

Casa Mathilde

Praça Antônio Prado, 76 – Centro

São Paulo/SP

Fone: (11) 3104-7955

Aceita todos os cartões

www.casamathilde.com.br


+ The Miscellaneous Post

+ Nascidos em

+ Coffee Tour

+ Séries

+ Quiz

+ Gastronomia

+ Closet

Sobre Lu Moreno

Jornalista, relações públicas, especialista em comunicação integrada à marketing e gestão de crise. Apaixonada por sapatos, maquiagem, brigadeiros, viagens, séries de TV, decoração e pela vida. Este é o espaço que dedico às minhas paixões. @lumoreno2006

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: